"Sara-me, Senhor, e sararei: salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor." (Jeremias 17; 14 )

:: Menu Principal

12 de julho de 2011

Avatar

Novelas


Faz um bom tempo que não acompanho novelas.
Só que uns tempo para cá acabei acompanhando (aos poucos ainda estou) a novela Insensato Coração. Também acompanho o Clone (isso por causa do horário). E tem umas outras também que só pego alguns capítulos...


Ok... querendo ou não ( ou acho que isso acabou sendo uma atitude minha sem ser por querer mesmo ) fui analisando o tema principal da novela. E as inúmeras tramas interligadas ao tal tema principal e etc.

E daí, com minha analise primitiva, eu percebi algo que achei estranho.


Bom... antes de eu falar sobre o que achei estranho... vou pôr aqui só uns pontos primitivos da minha parte ao relatar a base central do que "eu acho" que possui uma novela:

Primeiro que o tema principal da Novela sempre tem o "casal chave" da estória. Não adianta negar este fato, pois sem um casal romântico (e sofredor) na novela, você não terá bem uma novela,correto?

Segundo vem os coadjuvantes com seus subtemas drama que acompanha a estória da novela. Onde, eles querendo ao não, vão se chocar ou entrar no caminho do "casal chave" da estória.


Até aqui, tudo bem.

O que achei estranho é que nas novelas os temas sempre se focam no que há de mais ruim no ser humano.

Seja qual for o tema principal da novela... os seus subtemas expõe sempre o ruim (ou o pior) das pessoas. Tem alguns casos em exceção. Mas são "exceções" mesmos.


No geral, tudo na novela se foca sempre na Inveja, Egoísmo, Luxuria, Ganância, Ingratidão, Ódio, Preconceito e por aí...



Sei que você dirá: "Ué, mas isso tem na vida real."
Mas aí eu digo: "Mas coisas boas também tem na vida real."

Sei que dirão também: "Mas novela é ficção."
E eu digo: "Uma ficção que vem passando uma imagem ruim."

Sei que também terá pessoas que dirão algo como: "Mas a novela só chama a atenção por causa disso. Se tiver coisas boas e tal não chama muito atenção." (já teve quem me falou isso)

Daí eu digo: "Nisso você tem razão. Mas que ponto nós chegamos em que ser Bom, Correto, Justo e Digno se tornou valores chatos e que não chamam atenção."


Nós temos no dia-a-dia:

Pessoas que lutam para a preservação do meio ambiente;
Pessoas que lutam pela vida: que salvam vidas;
Pessoas que chegam a parar o trânsito para salvar pessoas desconhecidas;
Pessoas que ao acharem coisas de grande valor(ou muito dinheiro) vão a delegacia e entregam o que acharam;
Pessoas que se unem para levar mantimentos para outras pessoas em outros lugares;
Pessoas que não medem esforços para ajudar quando necessário;
Pessoas que até morrem por aquilo em que acreditam;
Jovens que não ficam desobedecendo e nem brigando com seus pais dentro de casa;
Tem muitos jovens que não ficam fazendo coisas ruins contra outras pessoas;
Tem moças estudando e muito para ter uma carreira de valor;

Resumindo: Tem sim pessoas de Respeito, de Coragem, Lealdade, Força...

Há muitos e muitos valores bons e fortes que deveriam ser mais trabalhado nas novelas. Isso é o que acho.

Pois não são pessoas com o nível primário que escreve as novelas, né? E nem quem as produz são pessoas sem estudo.
Então eu não acho que seja tão... mais tão super mega ultra difícil assim de se ter uma Novela realmente forte. Algo que englobe uma estrutura mais ampla de valores reais dos seres humanos. Não focando só as bases ruins e falsas... mas também tendo as bases boas e verdadeiras.




O ser Humano em si tem o livre-arbítrio. E tem sim seus conflitos pessoas... No qual depende dele mesmo (de cada um) escolher qual caminho seguir. Seja o caminho bom ou mau.

Infelizmente tem tido mais pessoas seguindo caminhos(valores) ruins que caminhos (valores) bons... E daí tudo passa uma impressão errada da realidade.


Eu não estou falando disso aqui como se quisesse ensinar algo a alguém ou impor meu pensar e etc. Não é nada disso. E também não escrevo isso tudo para agradar e nem desagradar ninguém.

É como eu disse acima... é só minha forma de observar as coisas... Forma essa que é bem primitiva; simples. Tudo isso é só o que acho. O que penso sobre tudo isso e mais nada.





P.s.:
Ah sim... vocês notaram que se tornou uma competição de qual novela coloca temas polêmicos primeiro? A novela do canal 11 SBT ( Amor e revolução ) colocou logo dois temais atuais ( e polêmicos ) que são o Homossexualismo e Aborto. Sendo sincera... eu me perguntei depois se teria nesta novela também a marcha da maconha..^^" pois acho que foi o que faltou.

No geral, todas agora querem entrar nos temas polêmicos... (acho que no fim das contas não se precisa tanto assim de nivel superior para se escrever novelas,né? )

Eu não sei ainda se classifico tudo isso como apologia a algo ou que só é apenas um interesse por audiência.
Pois não nego que a TV só se destaca muito hoje em dia pelo que é polêmico ou pelo o que possam expor de ruim que exista nas pessoas...



Pra finalizar:
Existe o Mal? É claro que sim. Não digo para esconder este fato. Mas também existe o Bem! E este também deveria ser destacado com mais importância na TV...

...Principalmente em algo tão popular quanto as Novelas.

Um comentário:

Jujuba disse...

Oi, Sandrinha-chan! Como estás?? p/

Então, o +1 é bem simples e eu acho que chega a facilitar pra gente que visita uma página uma vez e não tem tempo de deixar um comentário, mesmo tendo gostado do que viu ali... Confesso que isso já aconteceu comigo algumas vezes... >.<

Sobre o blog do Vongolla, que é de autoria múltipla, acho que você não vai conseguir deletá-lo sozinha a menos que a "Administradora" da página...

Mas sei lá, não creio que os produtores de Harry Potter tenham imitado na cara dura, sabe? Talvez só copiaram o molde de uma série que faz sucesso até hoje. Embora eu tenha achado o máximo essa comparação! *--*

Sobre as novelas, eu concordo e muito contigo! Elas teimam em mostrar apenas o pior lado do ser humano e talvez por isso o mundo esteja como está hoje... O que é péssimo, já que como maior instrumento de "lazer" do brasileiro, podiam dar um exemplo melhor, não acha? Infelizmente, servem apenas como uma forma de controle político... Já percebeu quantas pessoas apenas repetem o que vem na TV, sem nem refletir o que está por trás disso?? É tensooo! u.u

Quanto a mim, estou bem sim! Curtindo as férias de montão, embora não tanto presente aqui no blog como eu gostaria [imaginaria que fosse ficar]... Eu amo o que eu faço e jamais consiguiria ser feliz em outro curso. Mas devo dizer que aulas em período integral é um pouquinho puxado mesmo... Às vezes, eu não tinha tempo nem de almoçar, só fazia um lanche rápido e corria pra biblioteca! Ainda sim, mamãe tá certinha quando diz que se é isso que eu quero, eu tenho mesmo é que ralar, né? ^w^

Um grande abraço!
Um bom restinho de semana e ótimo fds!