"Sara-me, Senhor, e sararei: salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor." (Jeremias 17; 14 )

:: Menu Principal

5 de dezembro de 2011

Avatar

Cultura x Crueldade

Antes de começar a falar sobre qualquer coisa, eu pergunto:

"Até quando a Crueldade será justificada como Cultura?"
"E qual seria o limite real pra se chamar algo de Cultura, Costumes ou Tradições?"


Ontem assistir uma reportagem falando sobre a crueldade com animais. Uma coisa triste demais.
Mas o que chamou mais ainda a minha atenção foi quando a reportagem estava relatando a crueldade com os tubarões. E quando o jornalistas entrevistava os Japoneses... um deles sorriu e disse simplesmente que tinha pena mas que não deixaria de comprar as barbatanas de tubarão e etc... Daí veio um senhor que disse que comer baleia (algo assim) era a Cultura do país e que ele não deixaria de comer."

Antes mesmo de eu ter acesso a essa matéria na TV...eu já tinha lido no jornal uma matéria sobre mulheres que eram mortas e por seus proprios familiares...E tudo focado na cultura mulçumana e etc... que impõem o casamento de meninas com homens de seus paises de origem...

Coloco meninas...pois geralmente elas são tiradas da escola na idade entre 13 anos ou menos... E pelo fato das meninas não querem (ou cogitar) não querer se casar e etc... eles a matam. Falo do proprio Pai, irmãos e etc...


Eu quero deixa bem claro aqui que não sou contra os países ter suas Culturas, Costumes e Tradições... Gosto do fato de sermos pessoas diferentes, de termos ideias diferentes.

O que não aceito é que algo de tamanha maldade seja aceito pela sociedade como cultura, costumes ou tradições.

Eu sou da opinião que:
Desde o momento que "Matam" pessoas... não há aqui mais "Cultura".
Desde o momento que praticam a "Crueldade" (seja com animais ou pessoas)... não há aqui mais "Cultura".

Tudo isso pra mim, é crime. Deveria sim ser considerado um Crime na Sociedade e não ser chamado de Cultura.

Eu digo hoje...num século que nós estamos...o que seria tudo isso afinal? A cultura passou a se tornar uma máscara para praticar o mal?

Pra mim, isso deveria ter a atenção da sociedade do mundo todo... E começarem a analisarem melhor o que deve ser chamado de cultura e o que não é mais cultura...

O que está acontecendo é alarmante e eles justificam tudo com o nome "Cultura".


Eu gostaria de postar também uma anotação por fora sobre isso... pois é algo mais historico...
É que eu gostaria de lembrar aqui que no passado a Escravidão fazia parte da "Cultura" de vários países. A Agressão contra a mulher também fazia parte dos costumes, tradições e das chamadas culturas de vários povos. E nem por isso... as pessoas deixaram de lutar para mudar essa Cultura cruel e desumana.
Mesmo sendo um Costume na época, as pessoas pararam de associar tudo que aconteciam com elas como Cultura, Costume e Tradição...e lutaram. Não ficavam na delas e achando tudo normal só porque era Cultura.


O que me preocupa hoje é a tranquilidade das pessoas diante de muitas crueldades...e que simplesmente nem se incomodam... Pois tudo se resume a: "Faz parte da cultura e eu não tenho nada com isso".

Desde o momento que não matam e nem fazem crueldade com ninguém (nem com os bichos)...eu também não me incomodo com a cultura de ninguém.

Digo com sinceridade que pra mim....a pessoa é livre pra seguir o que gosta e etc. Mas como falei acima e repito...

Quando matam ou praticam crueldade...isso pra mim não é algo pra se ignorar e fingir que tudo só passa de Cultura.


Eu sinceramente estou triste. Triste por muitas pessoas (principalmente muitas moças) que são mortas e que muitos outros chamam de cultura.
Estou triste pelas crueldades com animais que há no Japão por exemplo...e muitos ignoram essa crueldade e chamam aquilo de cultura.
Fico sinceramente triste por tudo que acontece na Terra de mal (seja contra pessoas ou animais)...e no geral muitos desses casos é chamado de cultura por muitos.

Será que eu teria que resumir que:
A "Cultura" passou a ser, neste século, a máscara para praticar o mal?

Um comentário:

Jujuba disse...

Oi, Sandrinha! Sabe, às vezes eu me pergunto a mesma coisa...
Porque eu sinto um peso tão grande no coração quando eu vejo notícias de crueldade, justificadas por fazer parte dos "costumes" daquele país...

Sabia que barbatana de tubarão não tem sabor? Será que já não está na hora de mudar esse cardápio típico?
E quanto às meninas obrigadas a se casar, e se tornam "propriedade" dos seus maridos? Tudo isso é muito terrível...
Mas eu não vou muito longe não, matar um pequeno cachorro inofensivo espancado, pra mim, já é motivo pra cadeia. E fazer isso na frente de uma criança, faz merecer prisão perpétua...

Dá pra gente refletir um bocado, né?
bjuu