"Sara-me, Senhor, e sararei: salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor." (Jeremias 17; 14 )

:: Menu Principal

26 de outubro de 2010

Avatar

Sobre a Bíblia. Uma Dica de leitura...

Eu hoje não lembro a data certa de quando ganhei a minha primeira Bíblia, sabe..o.ô Acho que eu tinha uns 19 ou 20 anos. Hoje não lembro ao certo.
Mas, lembro que gostei de ter ganhado a Bíblia do meu Tio nessa época. ^_^
Eu gosto de ler vários livros e eu queria muito conhecer a Bíblia. Quando a tive em mãos nem acreditei. ^.^ O meu pensar daquele momento, era que eu iria lê-lo bem depressa. Pois eu queria conhecer todas as histórias da Bíblia bem rápido... e ser bem informada de tudo.

Eu na época me preparava para a Faculdade. E queria ser uma grande Advogada com um conhecimento amplo. ^^ Conhecer a Bíblia é muito importante... ainda mais para aqueles que vão para Faculdade.

Vamos dizer que... até aqui vocês notam o que eu estava fazendo? Notam a forma que eu pensava? Se vocês notaram bem tudo isso... então vocês perceberam que naquele momento eu estava tratando a Bíblia como se ela fosse um livro qualquer de conhecimentos e etc.

Eu a tratava como se fosse um livro de estudo, ou aprendizado, ou de conhecimento a mais.. Algo para a minha lista de livros que eu tinha que ler de qualquer jeito.
...Mas... com o passar dos dias, eu começava a perceber que as coisas não eram bem como eu pensava.

Eu passava a perceber, ao começar a ler a Bíblia, que eu não lia um livro comum...ou um livro qualquer.

Vou dizer de forma mais clara que... eu não só passei a perceber, como a sentir que a Bíblia é muito mais do que possamos imaginar.


Não pensem que eu notei tudo isso rápido. Que fui lendo e tal...e tudo aconteceu da forma que eu percebia tudo no primeiro momento. Sinto dizer isso mas... não foi bem assim.

Pra ser mais sincera, eu começava a ler as primeiras páginas do livro... e logo pensava em parar a leitura e deixar para o dia seguinte. Apesar de eu sempre querer ler um determinado livro todo de uma só vez..^^ hehehe... eu sempre os lia aos poucos.

Eu fazia isso com todos os livros que tinha(e tenho)... e quando percebia, eu já os tinha lido todo.

Com a Bíblia eu não fazia diferente... Eu sempre deixava para o dia seguinte. Eu falava comigo mesma:"Hum...amanhã eu continuo.." E fiquei nisso por um bom tempo: muito tempo mesmo. Até que um dia acordei disso e percebi que eu não saí das primeiras páginas de Gêneses.

Isso me incomodou na época.

Incomodou-me de tal forma que comecei a dar mais atenção a Bíblia em si. Mas mesmo eu dando total atenção ao que fazia... eu acabava pulando a leitura de Gêneses, pra Salmos... de Salmos pra Isaias... por fim nunca concluía a leitura do livro todo.

Comecei a ficar tensa. Eu estava ficando desanimada. Daí começou a surgir pensamentos como: "É complicado", "Nunca vou terminar de ler este livro todo, não adianta", "Por que as falas ou termos são tão complicados?".

E com isso eu acabava deixando a Bíblia na minha mesa. E pensava em tentar lê-la no dia seguinte. Mas no dia seguinte, acontecia à mesma coisa..^^"

A questão é que, apesar disso tudo, eu não queria deixar de tentar ler a Bíblia toda. ^^

Cheguei a ter meu dicionário do lado para me ajudar a concluir a leitura. Mas mesmo assim, não sei como explicar ao certo, só sei que eu chegava a ficar cansada... e não conseguia continuar.

Até que um dia, eu deixei como estava. Eu acho que foi o momento que desistir.

Sei que muitos achariam estranho isso que direi mas... é verdade... eu fiquei um bom tempo (uma hora, eu acho) só observando a Bíblia sobre a minha mesa, fechada. Eu não tentava ler ela mais.

E daí eu saia do meu quarto. Concluía todas as minhas obrigações do dia-a-dia (como os estudos, trabalhos, cuidar da casa). Só que a bíblia não saia da minha mente.

Eu sinceramente não entendia o motivo de não concluir a leitura toda do livro.



Por fim... não lembro agora o momento certo. Ou o que eu estava fazendo ou pensando de fato... Só sei que quando voltei a observar minha Bíblia na instante do meu quarto, me veio uma frase na minha mente dizendo: "Por que você não começa pelo Novo Testamento?"

Bom, eu na hora pensei comigo mesmo que não era lógico eu pensar aquilo pois... o certo seria ler o livro do começo ao fim, correto? Então começar a ler o livro pelo meio, não era certo e daí deixei pra lá.

No dia seguinte, nem me lembrava da bíblia..Mas quando a olhei novamente, disse pra mim mesma: "Por que eu não poderia começar ler a Biblia pelo novo testamento? A bíblia é minha, afinal" o.ô "Posso começar a ler a Bíblia por onde eu quiser,não?" <===== (sim,sim..essa sou eu pensando comigo mesmo ^^ )

E foi daí em diante que tudo mudou pra mim..^_^ Tudo passou a ficar mais claro. E passei a entender o motivo de eu não conseguir ler a Bíblia toda.

E tudo pelo fato que irei resumir que é:
A Bíblia não é um livro para ser comparado com nenhum outro.

E eu percebi também com o tempo que... foi muito bom mesmo ter começado a leitura da Bíblia pelo Novo Testamento. Pois é pelo Novo que conheceremos(e compreenderemos) o Antigo Testamento.

O que quero dizer é que: É pelo Filho que chegaremos ao Pai.

Que é por Jesus Cristo que chegaremos a Deus.

Não tem como cortar caminho e achar que se pode chegar a Deus diretamente sem ser por Jesus Cristo.


Posso dizer com toda certeza do meu coração que a frase "Por que você não começa pelo Novo testamento" que surgiu na minha mente na época... não surgiu por acaso. Não foi algo que pensei por mim mesma. Hoje sei que foi Deus(o autor da Bíblia) que falou comigo. ^__^ Foi o Senhor que acalmou meu coração, e o Espírito Santo me guiou...Mostrou-me o caminho.^___^

Para quem for ler a Bíblia...

Seja você que está começando agora a ler a Bíblia. Ou tem desejo de ler a Bíblia. Ou é da Igreja, mas mesmo assim fica triste por não conseguir ler a Bíblia toda... ou mesmo lendo ela toda, tem coisas que você fica sem entender...

Eu deixo aqui essa Dica importante que é...

Começam todos a ler a Bíblia pelo Novo Testamento. ^_^

Eu falo de começarem a ler com calma toda a passagem do Novo Testamento que fala do nascimento de Jesus. Do caminhar de Jesus e seus ensinamentos. De sua morte e ressurreição...

Daí em diante vocês irão notar uma grande diferença em suas vidas. ^__^


Sandrinha ^_~

Nenhum comentário: